BLOCO DE ESQUERDA CALDAS DA RAINHA

endereço-e: blocodeesquerda.cr@gmail.com
facebook: www.facebook.com/be.caldasdarainha

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bloco de Esquerda repudia tourada organizada pelo CDS-PP

No dia 24 de Julho, sábado, o CDS-PP organiza uma tourada na Praça de Touros das Caldas da Rainha. Ao fazê-lo, o CDS-PP não se limita a apoiar ou a estar presente numa iniciativa deste género. Na história recente da política portuguesa, não há memória que um partido político, incluindo o CDS, se tenha disponibilizado a organizar touradas.

Disse o seu secretário-geral, João Almeida, que o CDS "respeitava quem não gosta de touradas", mas não é essa a questão. Os manifestantes que mostraram o seu descontentamento em frente à sede do CDS-PP em Lisboa e que este sábado se manifestam em frente à praça de touros agradecem este "respeito", mas o que exigem é o respeito dos touros e dos cavalos que são violentados na arena contra a sua vontade.

Embora o CDS goste de propagandear o seu blá-blá sobre a protecção dos animais, só os mais distraídos não conhecerão o longo historial de ligações do CDS-PP ao mundo dos negócios tauromáquicos.

Salientamos dois destes momentos. Em 2002, Telmo Correia, destacado dirigente do CDS-PP, foi um dos autores e promotores da iniciativa legislativa que levou à legalização das touradas de morte em Barrancos. No início de 2009, na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, o CDS participou na legalização da "sorte de varas", um alegado divertimento que consiste em picar o touro com lanças que terminam em pontas de ferro, para provocar o sangramento e enfraquecimento do touro.

Ao colocar a sua chancela na tourada deste fim-de-semana, o CDS deixa cair irreversivelmente a sua máscara de proclamadores da não-violência e do respeito pelos animais. Na arena como no hemiciclo, o CDS cede o passo ao populismo desde que na calculadora política, as suas acções lhe pareçam trazer mais votos.

Não é essa a posição do Bloco do Esquerda, que foi o único partido a votar contra as touradas de morte, o único que tem uma política consistente de não subsidiar eventos com animais com dinheiros públicos em todo o país e o único que nas últimas legislativas apresentou propostas pelo respeito e protecção dos animais. Por estas razões, o Bloco de Esquerda considera inaceitável a organização de espectáculos fundamentados na opressão e sofrimento dos touros, em nome da luta por uma sociedade mais justa, moderna e pacífica.


23/07/2010
Comissão Concelhia do Bloco de Esquerda das Caldas da Rainha

1 comentário:

  1. AMANHÃ, ÀS 10:15 HORAS, CONCENTRAÇÃO NA ESQUINA DA RUA DAS MONTRAS COM A PRAÇA DA FRUTA.

    VAMOS PROTESTAR CONTRA A TOURADA NAS CALDAS.

    COMPAREÇAM

    ResponderEliminar