BLOCO DE ESQUERDA CALDAS DA RAINHA

endereço-e: blocodeesquerda.cr@gmail.com
facebook: www.facebook.com/be.caldasdarainha

domingo, 10 de outubro de 2010

Fernando Rocha na Assembleia sobre Imóveis degradados

O deputado do BE, Fernando Rocha, lamentou a degradação em que se encontram alguns edifícios na cidade e propôs à autarquia que fizesse um levantamento desses imóveis, identificando os proprietários para que estes procedam a melhoramentos. Sugeriu ainda que numa fase posterior pudessem ser equacionadas politicas que conduzissem à reabilitação urbana do património imobiliário caldense degradado.
Fernando Rocha considera que o ideal seria a autarquia e o poder central unirem esforços para a realização de um plano de reabilitação urbana, mas que na falta de outros apoios a Câmara poderia tomar algumas medidas, como o agravamento do IMI ou, em último recurso, a posse administrativa de alguns imóveis.
O deputado bloquista deu o exemplo dos edifícios do Bairro Viola, hoje bastante degradado, mas que ainda dá tecto a muita gente. “Não posso deixar de sonhar com aquele bairro reabilitado e dando, por muitos mais anos, habitação a muitas pessoas”, disse, acrescentando que é papel do autarca tornar a cidade “mais bonita”.
O vereador Tinta Ferreira explicou que já existe um levantamento feito de todos os edifícios degradados e há um conjunto de imóveis que vem à Assembleia para que seja votada a taxa de agravamento para o seu IMI.
O autarca reconhece que pode ser feito mais, adiantando que no âmbito da regeneração urbana está também associado um processo de recuperação dos edifícios, em que é avaliado o seu estado e efectuadas candidaturas para incentivo aos proprietários, de modo a poderem recuperar as casas.

in Gazeta das Caldas

Sem comentários:

Enviar um comentário