BLOCO DE ESQUERDA CALDAS DA RAINHA

endereço-e: blocodeesquerda.cr@gmail.com
facebook: www.facebook.com/be.caldasdarainha

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Moção estratégica da Concelhia do Bloco de Esquerda para o ano de 2011.


Eleito um secretariado provisório em reunião realizada no dia 27 de Janeiro de 2011, na sede concelhia do Bloco de Esquerda em Caldas da Rainha, este órgão assumiu nessa reunião o compromisso de marcar eleições para a concelhia de acordo com os princípios estatutários, de modo a ultrapassar o impasse criado pelo esvaziamento da anterior concelhia eleita, devido ao afastamento de dois dos seus elementos por motivos de saúde e problemas de ordem familiar.

O secretariado provisório comprometeu-se também, na reunião de 27/01, a constituir-se como lista concorrente ao acto eleitoral, submetendo-se assim ao normal processo de escrutínio e legitimação democrática que deve ser observado e cumprido nestas circunstâncias. Ficamos, assim, incumbidos de apresentar uma lista definitiva e uma moção estratégica, que integre um plano de acção, para o que deverá ser a actividade política do Bloco de Esquerda em Caldas da Rainha, durante o ano de 2011, na próxima reunião de concelhia agendada para o próximo dia 3 de Março de 2011. 

Ficou também prevista para essa data de 3 de Março próximo, a constituição de uma comissão eleitoral que marcará a data das eleições internas e conduzirá este processo, abrindo a outros militantes a possibilidade de se organizarem em listas concorrentes, com moções estratégicas alternativas, como deve acontecer em qualquer organização regida por princípios de democracia interna. 

Não sendo a constituição do BE de Caldas da Rainha substancialmente diferente do que era em 2009, aquando das últimas eleições autárquicas, nem se tendo constatado que os problemas da cidade e do concelho então diagnosticados, tenham sido ultrapassados ou resolvidos pela Câmara Municipal eleita nesse acto, não registando tão pouco uma evolução na direcção que entendemos como correcta para os interesses gerais da população caldense, entendemos que devemos retomar, no essencial, a discussão do programa então apresentado.

Do debate interno produzido em 2009 resultou a definição de uma estratégia para a cidade e concelho de Caldas da Rainha que continuamos a considerar essencialmente correcta e pertinente. Continuamos a constatar que Caldas da Rainha é uma cidade e um concelho sem estratégia. A reprodução do poder autárquico no mesmo grupo de pessoas, do mesmo partido político, deixou instalar a inércia e a rotina. É um poder instalado, esgotado e incapaz de promover a inovação e a mudança que as populações de Caldas da Rainha merecem.

A estratégia do BE para Caldas da Rainha promove um desenvolvimento sustentável, coerente e articulado. Temos uma visão de uma cidade e um concelho com uma vocação natural para a saúde, o lazer e o bem-estar. Acreditamos que é este o caminho certo do nosso desenvolvimento colectivo. Temos a certeza que cada vez mais caldenses concordarão connosco.

Pretendemos em 2011, sem descurar a atenção à da política local do executivo municipal e sem deixarmos de olhar o mundo à nossa volta de uma forma cosmopolita, voltar a discutir e debater os principais eixos de desenvolvimento da cidade e do concelho, a saber: o ambiente; a cultura e o turismo; a educação; a saúde e o termalismo; a economia, emprego e inclusão social; o desenvolvimento rural e comunitário; os espaços urbanos e mobilidade; a administração autárquica.

É da nossa vontade promover sessões públicas abertas a toda a população onde se discutam os assuntos vitais para o nosso desenvolvimento social, ambiental, cultural, educativo, económico, etc., que nos qualifiquem colectivamente e promovam uma sociedade mais participativa, mais consciente dos seus problemas e mais exigente com os seus representantes políticos. Queremos trazer a Caldas da Rainha destacadas figuras dos BE e da sociedade civil que nos ajudem a reflectir sobre estes assuntos. Pensamos descentralizar o debate social e político destas questões promovendo alternadamente sessões na nossa sede em Caldas da Rainha e, tanto quanto possível, nas freguesias do nosso concelho. 

Pretendemos, ainda, promover o encontro regular dos nossos autarcas eleitos com as populações, em sessões públicas de apresentação do trabalho nos diferentes órgãos, seja a Assembleia Municipal, ou as assembleias de freguesia onde estamos representados. Esperamos também continuar a contar com a presença regular do nosso deputado eleito por Leiria à Assembleia da República para contactos directos com a população, para esclarecimentos e ajuda à resolução de problemas diversos que recomendem a intervenção de um deputado.
Para terminar, queremos manifestar o desejo que o processo agora iniciado seja efectivamente participado. Fazemos um apelo aos nossos militantes e simpatizantes e à população em geral, para que nos desafie, que nos interpele, que nos coloque questões e problemas importantes para o nosso desenvolvimento colectivo. Acreditamos que essa será a forma correcta de crescermos todos como comunidade, de nos tornarmos mais fortes e mais coesos, mais preparados para o futuro e para merecermos a confiança de cada vez mais caldenses.

Caldas da Rainha, 8 de Fevereiro de 2011.

Lino Romão; Alexandre Nunes Cunha; Sofia Passadouro; João Pereira; Paulo Freitas;

Sem comentários:

Enviar um comentário