BLOCO DE ESQUERDA CALDAS DA RAINHA

endereço-e: blocodeesquerda.cr@gmail.com
facebook: www.facebook.com/be.caldasdarainha

terça-feira, 12 de abril de 2011

Menos areia é mais Lagoa




O  Bloco de Esquerda propôs, em 2009, a aquisição de uma draga, em conjunto com outras Câmaras Municipais para a dragagem regular da Lagoa de Óbidos e da Baía de S. Martinho do Porto, com a criação de uma estação de lavagem de areias para viabilizar economicamente o processo e para que a revitalização da Lagoa e do seu ecossistema permitam a sustentabilidade das actividades de apanha de marisco bem como as ligadas aos desportos náuticos e ao turismo.
A 25 de Março de 2011, o BE entregou ao Ministério do Ambiente perguntas nas quais se questionava: o motivo da interrupção e justificação para não se avançar com a dragagem e reabilitação da Lagoa; quando é que vão recomeçar a intervenção; se vai incluir a despoluição, desassoreamento e consolidação da orla costeira; e se vão continuar com as descargas de areia na praia, a tempo da actividade balnear do próximo verão.
A estratégia da Câmara Municipal das Caldas da Rainha é simples, continuar com as descargas de areia na praia da Foz do Arelho, para que a aberta da foz continue a Sul. Não sabemos em que estudos se baseiam pois a foz continua a tentar abrir a Norte e a levar a areia para dentro da Lagoa. O assoreamento constante tem criado várias ilhas e bancos de areia que dificultam a navegação.

Sem comentários:

Enviar um comentário