BLOCO DE ESQUERDA CALDAS DA RAINHA

endereço-e: blocodeesquerda.cr@gmail.com
facebook: www.facebook.com/be.caldasdarainha

sábado, 28 de abril de 2012

Memoria Del Saqueo, de Pino Solanas

Vamos mostrar este filme na Segunda-Feira dia 30, às 21:30, na nossa sede concelhia do BE Caldas da Rainha - Centro Comercial Avenida - Loja 2
 
Memória do Saque é um documentário que compõe um vibrante testemunho de um quarto de século na Argentina. O filme cobre um período de 25 anos, desde a ditadura militar em 1976 até ao estalar da crise cambial, financeira e económica que resultou na revolta de 2001. Foram duas décadas e meia de terríveis problemas sociais e económicos, dissimulados por uma pretensa paz e tranquilidade internas. Num tempo recorde a população Argentina passou da prosperidade à pobreza, com uma gigantesca dívida externa impulsionada pela privatização de bens e recursos públicos.

A película é também um manifesto de homenagem à coragem e dignidade de milhões de argentinos que lutaram para não sucumbir à pobreza, enquanto assistiam ao despojar dos seus recursos por poderosas multinacionais, com a cumplicidade do sector financeiro e dos políticos corruptos que dirigiam o país.

Fernando Ezequiel "Pino" Solanas, nascido em 1936 e cineasta desde 1962, com uma trajectória artística solidamente ancorada numa filmografia extensamente premiada a nível internacional, obteve com a Memória do Saque o Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2004. Com esta obra iniciou um ciclo de cinco filmes concluído em 2009, em que aborda a realidade social, económica e política da Argentina. Pino Solanas é actualmente deputado no parlamento Argentino, eleito pelo movimento Projecto Sul, que fundou e dirige. Desde 2007, ano em que foi candidato à presidência, que defende abertamente a nacionalização dos recursos naturais da Argentina e as virtudes de uma economia pública forte, como meio de aprofundamento da democracia pela afirmação da equidade e da justiça social.

No final da projecção faremos um pequeno debate acerca das questões de "Nacionalização ou Privatização: Os efeitos na economia, no emprego, no Estado Social e na redistribuição de riqueza." a propósito da recente nacionalização de uma companhia petrolífera na Argentina.

Sem comentários:

Enviar um comentário