BLOCO DE ESQUERDA CALDAS DA RAINHA

endereço-e: blocodeesquerda.cr@gmail.com
facebook: www.facebook.com/be.caldasdarainha

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Propostas para a Mobilidade no Concelho e Região das Caldas da Rainha

por Fernando Rocha

Na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha do passado dia 26 de Outubro apresentei um conjunto de três propostas, tendo em vista uma melhor mobilidade no Concelho e na Região das Caldas da Rainha, na vertente do transporte público. Este meu agendamento propiciou, na Assembleia Municipal Caldense uma interessante discussão, que mereceu, inclusive, um grande destaque no jornal "Gazeta das Caldas", com chamada à primeira página, tendo, permitam-me a referência pessoal, sido considerado por aquele semanário a figura da semana, na rubrica do "Zé Povinho". Não podendo deixar de me sentir gratificado por tal, desejava esclarecer, que mais não fiz do que, aproveitando a minha situação de deputado municipal, dar expressão às propostas eleitorais do meu partido, o Bloco de Esquerda, constantes do programa com que fui eleito. As propostas são as seguintes:

PROPOSTA RELATIVA AO "TOMA" (*)

1) Proposta de criação de uma nova linha que passe à ESAD, servindo a sua população estudantil e docente.

2) Nas linhas já existentes deveria, a médio prazo, ser feita a inversão do sentido dos percursos, duplicando-se, assim, a oferta de serviço aos utentes, com diminuição do tempo de espera dos autocarros.

3) Criar um novo horário de funcionamento das linhas, ainda que com menor frequência, para sábado à tarde e para domingo.

Caldas da Rainha, 2o/4/2010

O proponente - Fernando Rocha

(*) Nome dado aos transportes públicos, urbanos, caldenses

PROPOSTA DE RENEGOCIAÇÃO COM A RODOVIÁRIA TEJO

A Câmara deveria de procurar, em articulação com as juntas de freguesia, renegociar os serviços que esta empresa presta às nossas populações, pois, muitas dessas populações, das nossas freguesias, têm horários que não servem o seu direito ao transporte, por serem muito incipientes.

Esta renegociação ganha particular importância nas freguesias que se podem considerar como suburbanos, como a de Tornada, do Couto, que funcionam já como dormitórios da nossa cidade, deslocando-se uma boa parte dos seus habitantes, diariamente, para as suas ocupações laborais nas Caldas.

Onde, também, deveria de haver uma particular renegociação, de horários, deveria de ser nas carreiras de Caldas para a Foz do Arelho e no sentido inverso, de molde a facilitar a deslocação das pessoas, em transporte público, àquela zona balnear, mesmo fora dessa época.

Caldas da Rainha, 20/4/2010

O proponente - Fernando Rocha

RETOMAR O (VELHO) COMBOIO DOS BANHOS

Na época balnear a Câmara deveria de propôr à CP/REFER a reeentrada em funcionamento do (velho) comboio dos banhos, que como é sabido servia as praias de Salir do Porto e de S. Martinho do Porto.

A Câmara poderia reforçar o interesse desta proposta em articulação com outros municípios vizinhos, também servidos pela Linha do Oeste, como Bombarral e Óbidos.

Caldas da Rainha, 20/4/2010

O proponente - Fernando Rocha

Nota - Estas três propostas foram transformadas em propostas de recomendação (que como tal foram aceites) ao Executivo Camarário caldense, após um razoável período de discussão, em que tiveram bom acolhimento por parte da generalidade dos deputados intervenientes no debate.

Artigo na Gazeta: Deputados municipais debateram a (falta de) mobilidade no concelho

.

Sem comentários:

Enviar um comentário