BLOCO DE ESQUERDA CALDAS DA RAINHA

endereço-e: blocodeesquerda.cr@gmail.com
facebook: www.facebook.com/be.caldasdarainha

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Câmara Municipal despeja Volta a Casa

A “De Volta a Casa” é uma associação de apoio social que doa refeições a pessoas em situação de pobreza, sem-abrigo, no limiar da exclusão social e com carências alimentares. Joaquim Sá, responsável pela Volta a Casa, tem capacidade de fornecer cerca de 80 refeições por dia a pessoas que sem este apoio social não têm nada que comer.

A Câmara Municipal de Caldas da Rainha não renovou o contrato de comodato com a Associação Volta a Casa, sendo que esta utiliza o rés-do-chão de um edifício municipal para desenvolver a sua actividade. Contudo o Município não garantiu a estabilidade e manutenção do edifício: não arranjou o telhado de uma parte das instalações, como se comprometeu, nem se dignou a arranjar as instalações sanitárias, uma vez avariadas, com problemas de escoamento de esgotos. Parece então que estas pessoas com fome, além de não merecerem a mesma dignidade que qualquer outro cidadão, não merecem qualquer atenção pela Câmara Municipal.

Não é uma questão de espaço, é o dever social que a Volta a Casa assegura.

Se a Câmara Municipal vai fechar uma associação destas teria de ter uma alternativa e custos adicionais maiores para fazer com que essa alternativa funcionasse tão bem ou melhor que a Volta a Casa, enquanto esta última já está no terreno, já conhece a realidade e já responde à necessidade social. A Câmara não está interessada em solucionar a continuação da Volta a Casa, querem deixar morrer esta ajuda, rotulando os utilizadores desta associação como marginais. Não são marginais, são pessoas com fome.


Com as condições sociais correntemente degradadas e as medidas de austeridade de 2011, haverá mais necessidade desta acção social directa. Neste contexto de agravamento geral das condições sociais para muitas pessoas e muitas famílias, a Câmara Municipal decide unilateralmente retirar o apoio a uma associação que tem agido humanitariamente sobre o problema da fome, das pessoas mais pobres e desprotegidas de Caldas da Rainha. As razões que a Câmara Municipal invoca, são discriminatórias, estigmatizando a associação e seus utentes.

Nesta conformidade o Bloco de Esquerda condena e denuncia veementemente esta atitude anti-solidária da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e manifesta o seu total apoio à Associação Volta a Casa, para que esta sua meritória obra tenha continuidade, em prol dos caldenses mais excluídos e carenciados, da nossa comunidade.

BE Caldas da Rainha

Dezembro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário