BLOCO DE ESQUERDA CALDAS DA RAINHA

endereço-e: blocodeesquerda.cr@gmail.com
facebook: www.facebook.com/be.caldasdarainha

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Bloco de Esquerda debateu discriminação, poder e espaço público

Bloco de Esquerda debateu discriminação, poder e espaço público

No debate organizado pelo BE das Caldas da Rainha, Sérgio Vitorino, ativista dos direitos LGBT, falou de variadas formas de discriminação e de desigualdade, das vivências da homossexualidade fora dos grandes centros urbanos e das elites, de diferença de género e de opção sexual e de relações de poder.

O debate, extremamente participado, passou ainda pela educação sexual nas escolas, pelas limitações na forma de viver o espaço público, nomeadamente nas Caldas da Rainha, pela ideia do “direito à felicidade” e pela crise do Sistema Nacional da Saúde.

A este propósito, Lino Romão, candidato do Bloco à Assembleia Municipal lembrou o facto de ter organizado, há cerca de 15 anos, um debate sobre o tema com Margarida Martins da associação Abraço e com Gonçalo Dinis da Ilga, a propósito do estigma da seropositividade.

Por sua vez, Carlos Carujo, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal, afirmou que debater as discriminações se enquadra na escolha entre a política fácil, a que diz o que pensa que todos querem ouvir e faz o que os poderosos mandam, a que foge de debates complicados ou que possam fazer perder votos, e a política difícil. O Bloco de Esquerda escolheria assim a política difícil, a que não tem medo da complexidade dos temas, a que escapa ao eleitoralismo, a que não se reduz à institucionalização. O candidato rematou agradecendo aos presentes “a coragem de dizer e de aprender.”

A Candidatura do Bloco de Esquerda para Caldas da Rainha

Sem comentários:

Enviar um comentário