BLOCO DE ESQUERDA CALDAS DA RAINHA

endereço-e: blocodeesquerda.cr@gmail.com
facebook: www.facebook.com/be.caldasdarainha

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Tinta militar em tempo de campanha

Bloco de Esquerda questiona Câmara Municipal das Caldas da Rainha sobre presença de militares em ações de “limpeza” da cidade

A candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal das Caldas da Rainha questionou hoje a Câmara Municipal sobre a presença de meios militares numa ação de limpeza de prédios na cidade.
A questão dos graffitis tem sido uma das questões centrais da campanha caldense. Num texto assinado pelo cabeça de lista, Carlos Carujo, questiona-se quem pediu esta intervenção feita em vésperas de eleições autárquicas e se esta é intervenção localizada ou doravante a limpeza da cidade vai ser assegurada pelo exército.
Para além do mais, a ação dos militares apagou uma intervenção artística de writters caldenses contribuindo para a confusão entre arte urbana e sujidade.

Texto completo:
Tinta militar em tempo de campanha

A corrida para branquear as Caldas da Rainha está ao rubro. Primeiro foi o secretário-geral do PS, António José Seguro, que veio simbolicamente passar tinta branca em cima de uns tags no centro da cidade. Agora é o exército que entra pela campanha dentro e pinta de branco uma intervenção artística de writters caldenses. Para os branqueadores políticos, as questões estéticas não parecem relevantes. Não será importante distinguir arte urbana de sujidade. O efeito fácil nas eleições conta mais.
Em tempo eleitoral, o envolvimento dos militares nesta operação levanta perguntas a que urge responder: quem pediu esta intervenção (a Câmara, a Junta)? Porque foi feita somente nesta altura em vésperas de umas eleições autárquicas em que a questão dos graffitis tem sido central? É uma intervenção localizada ou doravante a limpeza da cidade vai ser assegurada pelo exército?
Já outros soltam a sua veia persecutória à espera de lhes caírem no regaço os votos de quem se sente mal com tantos tags agressivos no centro da cidade: Manuel Isaac, candidato do CDS, promete na sua página de campanha no facebook a “exclusão total” dos “vândalos”.
É preciso resistir aos discursos eleitoralistas da agressividade ordeira e à tentação cosmética. Não basta branquear os problemas sociais ou maquilhar o abandono do espaço público. São necessárias intervenções de fundo na malha urbana e no tecido social. A escolha destas eleições é também entre a coragem desta intervenção e a política branqueadora.

Carlos Carujo



Sem comentários:

Enviar um comentário